sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Anúncio de Jornal, by Julia Graciela


Já mantive um blog especializado em música brega, que por falta de tempo disponível parei de atualizar. Hoje, lendo algumas das postagens que havia feito, percebi que tem muita coisa divertida e que pode ser aproveitada.

Assim, vou começar a transferir as melhores publicações de lá para cá, até que possa excluir definitivamente o blog antigo. Começo com uma pérola da música brega dos anos 70: Anúncio de Jornal, por Julia Graciela.

Julia Graciela (assim mesmo, com "c") era uma cantora brega-romântica com sotaque castelhano (é argentina radicada em São Paulo), no melhor estilo da paraguaia Perla. Seu grande - e talvez único - sucesso foi "Anúncio de Jornal", música que conta uma história bastante comum em uma época onde ainda não existiam os processos por assédio sexual: uma moça simples e recatada responde a um anúncio e consegue o emprego de secretária. Logo, se apaixona pelo chefe, que costuma se aproveitar das funcionárias e não perde a chance. Depois de conseguir o que quer, ele a dispensa e abandona. Simples assim.

Uma curiosidade pouco conhecida é que "Anúncio de Jornal" virou filme com o mesmo título, rodado na boca do lixo paulistana em 1984 sob a direção de Luiz Gonzaga dos Santos, seguindo uma tendência da época de transformar em película clássicos da música popular. No filme, entretanto, o "patrão malvado" não se dá tão bem como na música... Confira a letra dessa preciosidade: 

Anúncio de Jornal
Julia Graciela 


"Precisa-se de moça 
Boa aparência, pra secretária 
Tem que ser muito bonita 
Descontraída e educada" 

Eu era ainda menina 
Quando li aquele anúncio no jornal 
Usei meu melhor vestido 
E meus sonhos coloridos 
Precisava trabalhar 

Tudo parecia um sonho 
Eu já era secretária de você 
Eu estava tão contente 
Tudo era diferente 
Para mim 

"Precisa-se de moça 
Boa aparência, pra secretária 
Tem que ser muito bonita 
Descontraída e educada" 

Foi numa segunda-feira 
Quando você me pediu para ficar 
Dizendo que era importante 
Terminar aquela carta 
Depois das seis 
Foi nessa noite de outubro 
Quando perdi a inocência por você 
Me entreguei aos seus carinhos 
Eu fiz todos seus caprichos 
Por amor 

"Precisa-se de moça 
Boa aparência, pra secretária 
Tem que ser muito bonita 
Descontraída e educada" 

Cada dia que passava 
Eu vivia apaixonada por você 
Mas você mandou entregar-me 
Um envelope fechado 
Pra pagar os sonhos meus...

Nenhum comentário

Postar um comentário