terça-feira, 30 de agosto de 2011

Segurança da Informação para leigos


Recentemente, fiz algumas palestras sobre segurança da informação no âmbito corporativo. O público era formado por funcionários de uma grande empresa e me foi pedido que evitasse tecnicismos e usasse uma linguagem informal, aproximando o tema do cotidiano das pessoas.

Nesse sentido, preparei uma apresentação com dicas básicas sobre o uso do computador e da internet. Após uma breve introdução sobre os recursos de TI oferecidos pela empresa, falei por uma hora sobre senhas, evolução das “pragas” virtuais, virtualização do crime etc.

Boa parte da palestra foi sobre tentativas de phishing que eu mesmo tinha recebido por e-mail, mostrando que as ameaças estão mais próximas do que geralmente imaginamos. Falei ainda sobre o uso das redes sociais e os riscos inerentes a esse tipo de recurso.

O mais legal dessa série de apresentações foi ver a cara de espanto das pessoas a cada dica mostrada. Alguns davam aquele sorriso de “ei, isso aconteceu comigo também”. Muitos vieram conversar comigo após as palestras com frases do tipo “cara, nunca pensei que isso acontecesse. Vou tomar mais cuidado”. Sinceramente, não esperava que o retorno fosse tão efetivo. Diretores da empresa me confidenciaram que um dos grandes problemas enfrentados é o pouco cuidado com a informação e que a palestra ajudaria nesse sentido.

Algumas atitudes simples podem representar a diferença entre estar ou não seguro na rede. Se aqueles funcionários aplicarem as dicas que foram mostradas, certamente correrão menos riscos de serem enganados. E você, sabe como se proteger? Conhece os riscos? Sabe onde está pisando ao acessar a internet? Sua empresa se preocupa com isso?

De vez em quando, vou publicar aqui algumas dicas - básicas mas eficazes - para se proteger. Mas não espere a palestra inteira, peça para sua empresa me contratar antes... ;)

Nenhum comentário

Postar um comentário