Reproduzo na íntegra (porque não mudaria uma vírgula do texto) post publicado no blog do jornalista Carlos Damião sobre o turismo em Florianópolis:
"Não é só por causa da enchente no Sul. Santa Catarina não tem infra-estrutura para receber tanta gente nas festas de final do ano e na temporada de veraneio. O que se viu ultimamente pelas cidades litorâneas foi sintomático e repete o filme que assistimos em anos anteriores: imensos engarrafamentos, poluição, falta de água, falta de energia, gente, gente e mais gente, sem que estejamos preparados para tanto. Nosso litoral virou uma imensa bagunça, sem qualquer controle, porque a propaganda institucional só apresenta as belezas e tentações da nossa terra, mas não diz que o lugar é pequeno e que não tem condições para receber multidões de visitantes.
O marketing oficial é perigoso e irresponsável. Agora estão com essa conversa de Copa 2014. Claro que todos gostaríamos de ser uma cidade-sede da Copa. Mas precisamos comer muito feijão com farinha até lá. Daqui a 2014 são apenas cinco anos, um novo governo a partir de 2013, um prefeito que deve renunciar no início de 2010 para disputar qualquer outro cargo – inclusive o de governador – e nada muito consistente para oferecer. Chego a dizer – e sei que serei malhado por isso – que o melhor seria mesmo a Fifa escolher uma outra cidade para ser sede da Copa. Nós já temos problemas demais, gente demais, carros demais e estradas de menos, poluição demais etc. e tal. Chega. Florianópolis não pode ser explorada até a exaustão. Já estamos à beira da exaustão. Mais agressões, seja de que ordem forem, transformarão nosso ex-paraíso num inferno propriamente dito."
Perfeito! Chega de fazer propaganda para encher as burras dos empresários do turismo, esses mesmos que acabam com a cidade e se aliam aos governantes para a "troca de favores". Vamos preservar o que - ainda - temos de bom.
O blog do Carlos Damião pode ser acessado em http://carlosdamiao.wordpress.com/
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário