quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Novo empacotamento da NET


Foi lançado há alguns dias o novo empacotamento dos canais da TV por assinatura NET. Em tese, o usuário tem agora mais opções para escolher seus pacotes, embora na prática eu não tenha achado muita graça na brincadeira.

Os novos pacotes são:

Conexão: "Até 20 canais abertos e obrigatórios" pelo cabo da NET. Ué, alguém vai pagar para ter APENAS os canais que já possui de graça?? Só pela "qualidade" NET?? É um pacote que já nasce morto, pois não tem sequer o preço de comercialização.

Compacto: pacote Conexão adicionado dos canais NatGeo, Globo News, Multishow, Universal Channel e Discovery Kids. Por R$ 49,90 mensais.

Diversão: pacote Compacto mais SporTV2, SporTV, GNT, Nickelodeon, Cartoon Network, Fox, Discovery Channel, Boomerang, Megapix, Disney Channel, Animal Planet e The History Channel. É o "pacote criançada", por R$ 69,90.

Estilo: Pegue o pacote Diversão. Retire Nickelodeon, Cartoon Network, Discovery Channel, Boomerang, Disney Channel, Animal Planet e The History Channel. Agora, acrescente AXN, Sony, Warner, TNT, People+Arts, FX, Discovery Home & Health e A&E. Pronto, você tem o pacote Estilo pelos mesmos R$ 69,90.

Atualidade: É o pacote Estilo sem AXN, Fox, People+Arts, FX, Discovery Home & Health e A&E e acrescido de Cartoon Network, Discovery Channel, CNN International e The History Channel. Também por R$ 69,90.

Família: Todos os canais dos pacotes Diversão, Estilo e Atualidade em um só empacotamento. Por R$ 84,90.

Total: Na verdade, deveria ser chamado de "Quase Total". Afinal, sem os canais de filmes, é pretensão da NET chamar esse pacote de Total. É o pacote Família com mais uma penca de canais: Jetix, BBC World News, ESPN, Canal Brasil, ESPN Brasil, MGM, E!, Discovery Science, Discovery Civilization, Discovery Turbo, MTV Hits, VH1, Animax, TCM, SciFi Channel, Fox News, Discovery Travel & Living, Fashion TV, Fox Life, Speed, Bloomberg, TV Jockey, Casa Club TV, Canal de Vendas NET, Climatempo, Esotérico e mais os canais de música. Por mágicos
R$ 99,90.

E, finalmente, os tão esperados canais de filmes que estão em pacotes "avulsos". Escolha qualquer um dos pacotes acima e inclua os pacotes de filmes, a seu gosto, obviamente somando os valores:

Cine: Oferece os 5 canais da rede Telecine: Premium, Action, Light, Pipoca e Cult. Por mais R$ 30,00. Se a combinação for do pacote Família + Cine, esse pacote sai por R$ 25,00, sabe-se lá porque.

Cine Plus: Os canais do pacote Cine mais HBO, HBO Plus e HBO-e. Por R$ 60,00 exceto se a combinação for com o pacote Família. Nesse caso, sai por R$ 55,00.

Cine Top: Os canais do pacote Cine Plus acrescidos de HBO Family, Cinemax, MaxPrime, HBO Family-e, Cinemax-e e MaxPrime-e. Por R$ 75,00. Naturalmente, com o pacote Família passa para R$ 70,00.

Essas informações foram obtidas diretamente do site da NET.

Esse empacotamento não deixa de ser uma evolução, se comparado com as engessadíssimas opções que existiam até então. Ainda assim, impõe uma série de restrições ao cliente. Alguns exemplos:

1) Supondo que eu seja fã de esportes e deseje ter apenas o pacote básico + os canais SPORTV e Espn. Isso só é possível se eu assinar o pacote TOTAL, pois os canais da rede ESPN só estão nesse pacote. Aliás, o "TOTAL" ficou parecendo uma vala comum, onde são atirados todos os que não se encaixaram nos pacotes pré-definidos;

2) Para ter os canais HBO, é obrigatório ter os TELECINES. Uma imposição da Globosat, certamente. Você pode ter os Telecines sozinhos, mas não os HBO's;

3) Conheço um amigo que é fanático pela TV Jockey(!). Mas para assisti-la, ele terá que desembolsar 99,90 pois esse canal só está na seleção TOTAL. Preço de canal Premium, que beleza!

A situação ideal, é claro, seria disponibilizar um preço para cada canal individualmente e o cliente montar sua própria seleção. Mas isso é uma utopia que jamais será implementada pelas operadoras. Primeiro, porque muitos canais que hoje são enfiados "goela abaixo" deixariam de existir (o pequeno número de assinantes inviabilizaria sua existência). Acontecendo isso, as operadoras teriam que aumentar o preço dos outros canais para manter sua renda. E as pessoas deixariam de ter também esses canais. Com isso, as operadoras aumentariam ainda mais os outros... no final, estaríamos pagando o mesmo que hoje por meia-dúzia de canais...

De qualquer forma, seria interessante estudar o modelo de comercialização buscando uma solução. O primeiro passo é oferecer novos pacotes... vamos acompanhar os próximos...

Um comentário

  1. Anônimo23:36

    Meu caro comentarista, é a vida comercial.
    Aí todos calçam 40. Não temos para onde
    correr. costa.filho2006@ig.com.br

    ResponderExcluir