quarta-feira, 13 de junho de 2007

Liberdade vigiada


O deputado Djalma Berger, irmão do prefeito de Florianópolis, está processando o jornalista Paulo Alceu e pedindo R$ 100 mil de indenização por supostos "danos morais" causados pelo comentário de um leitor publicado na seção "sem cortes" do blog do jornalista.

Engraçado como esses mesmos políticos que apregoam a liberdade e a democracia mostram suas garras quando são contrariados. Ora, o bom senso manda que se tente um acordo. Não tenho dúvidas que se chegaria a bom termo com uma negociação simples. Agora, uma ação judicial parece uma tentativa de calar o jornalista e servir como um aviso para a imprensa em geral. Mais ainda porque não foi o jornalista o autor do comentário, mas um leitor de seu blog.

Segundo a coluna "De olho na Capital", do César Valente, o próprio deputado reconhece que a ação não foi apenas por esse comentário, mas por rusgas anteriores com o jornalista. “Não imaginas o que já aturei. Esgotou a paciência. Não tinha mais o que fazer, chega um ponto em que tem que reagir, tem que se defender”, assim falou Djalma Berger.

A atitude do nobre deputado é, no mínimo, temerária. O Paulo Alceu já recebeu dezenas de mensagens de apoio da população e também de outros políticos. Mover uma ação como essa é uma atitude antipática e que, caso o assunto seja bem divulgado pela imprensa (tradicional ou alternativa como este blog), pode se transformam num belo tiro no pé. O tempo dirá quem tem razão.

Nenhum comentário

Postar um comentário