segunda-feira, 7 de novembro de 2005

(In) segurança da informação


Ao mesmo tempo que proporciona uma gama vastíssima de entretenimento e informação, a internet reserva armadilhas perigosas. A "moda" do momento é o chamado "Phishing scam", uma técnica que os criminosos usam para "pescar" usuários incautos.

Basicamente, a farsa consiste em enviar um e-mail se fazendo passar por uma empresa ou órgão governamental, sugerindo que o usuário "baixe" algum arquivo ou acesse um link para regularizar sua situação. Fazendo isso, o pobre e descuidado cidadão abre as portas de seu computador para a ação dos bandidos, que podem executar ações desde apagar as informações até roubar senhas bancárias e documentos particulares.

Todo cuidado é pouco. De cara, NUNCA acesse a links sugeridos nos e-mails nem abra anexos de remetentes que você não conhece. Importante: as empresas sérias (incluindo as governamentais, como Tribunais Eleitorais) NÃO ENTRAM EM CONTATO POR E-MAIL. Assim, se receber uma mensagem supostamente do TSE, informando que seu título está cancelado, APAGUE-A IMEDIATAMENTE !! Se receber outra, da "Receita Federal" dizendo que está com problemas na sua declaração de Imposto de Renda, faça o mesmo. Do Banco do Brasil (ou qualquer outro) informando sobre erros na sua conta bancária... LIXO!!

Cuidado especial também para os "cartões virtuais". Muitos são cópias das páginas originais com link para as armadilhas... ao clicar, aparentemente nada acontece. Mas o "espião" já se instalou sorrateiramente na sua máquina.

Com o número de usuários de internet e e-mail crescendo exponencialmente a cada dia, é cada vez maior a quantidade de pessoas que não conhece essas armadilhas e se torna presa fácil dos "bandidos virtuais".

Ainda vou escrever um manual ou preparar uma palestra sobre o assunto...

Nenhum comentário

Postar um comentário